O Projeto Integris é baseado num modelo de intervenção social sistémico e direcionado para pessoas com demência, cuidadores, familiares e comunidade.
O projeto tem como principal objectivo melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com demência e seus cuidadores, criar e promover condições para sensibilização e informação sobre a demência e potenciar o acesso a ferramentas de intervenção e de diagnostico precoce.
A sala de snoezelen é uma sala multi-sensorial que tem como objectivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente multisensorial permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos.
O atendimento social é um espaço para atendimento, em regime presencial, destinado à comunidade em geral. Funciona no edifício I da Instituição com periodicidade semanal e marcação prévia, às quartas-feiras das 15:30h às 17:00h.
Tem como principais objectivos disponibilizar informação sobre a demência (sinais de alerta, meios de diagnóstico, planeamento do futuro, modificações no meio ambiente e cuidador), as respostas sociais e ajudas técnicas existentes e sobre a protecção social (apoios sociais).
Atendimento com marcação prévia.